quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Obama: ‘A única linguagem compreendida por assassinos como esses é a da força’

Em discurso na Assembleia Geral da ONU, presidente americano faz apelo para países se unirem contra o ‘câncer do extremismo’

NOVA YORK — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta quarta-feira os ataques das forças americanas contra extremistas do grupo Estado Islâmico (EI), dizendo que a “única linguagem compreendida por assassinos como esses é a da força”. Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o presidente pediu aos países para se unirem contra o que chamou de câncer do extremismo violento. O apelo vem no segundo dia de bombardeios aéreos dos EUA contra alvos do EI no território sírio. Segundo Obama, “a brutalidade dos terroristas na Síria e no Iraque nos obriga a olhar para o coração da escuridão”.

— O Estado Islâmico deve ser debilitado. Esse grupo aterrorizou todos os lugares que passaram. Mães, irmãs e filhas foram violentadas. Crianças inocentes foram assassinadas a tiros. Mataram minorias religiosas de fome. Nada justifica esses atos. Não pode haver negociação. A única linguagem compreendida por assassinos como esses é a da força — afirmou o presidente.

Obama acrescentou que o “futuro da Humanidade depende de que nos unamos contra aqueles que vão nos dividir”.

— Com a tecnologia, pequenos grupos podem causar grandes danos, utilizando os métodos mais brutais para intimidar as pessoas — disse. — Tomos juntos devemos tomar medidas concretas para enfrentar o fanatismo religioso. Hoje, peço ao mundo que se some a este empenho. Não vamos sucumbir a ameaças. O futuro pertence aos que constroem, não aos que destroem.

O presidente reiterou que os Estados Unidos não estão sozinhos no combate ao EI, citando a adesão de 40 países na coalizão internacional contra o grupo extremista, e voltou a repetir que não enviará soldados para lutar em terra no Iraque. Ele pediu às comunidades muçulmanas que rechacem a ideologia de organizações como a al-Qeda, o Estado Islâmico e o Boko Haram.

— Vamos usar nosso poderio militar em uma campanha aérea contra os extremistas — ressaltou. — Devemos declarar guerra à guerra para que o resultado seja a paz.

O Exército americano confirmou nesta quarta-feira que lançou mais cinco ataques aéreos a alvos do EI na Síria e no Iraque, enquanto moradores sírios relataram outros bombardeios na fronteira turca e iraquiana.

PRESIDENTE DENUNCIA ‘AGRESSÃO’ RUSSA

Obama também usou seu discurso na ONU para denunciar a “agressão” da Rússia na Europa pelo conflito na Ucrânia e prometeu que os Estados Unidos levantarão as sanções contra Moscou se o país escolher o caminho da paz.

— A agressão russa na Europa lembra os dias em que as grandes nações pisotearam as pequenas em busca de sua ambição territorial — disse o presidente.

Fonte - O Globo
Related Posts with Thumbnails